Introdução Alimentar
- Pediatra Marcela Assis
- 6 de abr.
- 2 min de leitura
A introdução alimentar é um importante marco na vida do bebê, mas vejo que muitas mamães e papais ainda possuem muitas dúvidas sobre este processo.
Você também está com dúvidas? Então me acompanhe neste post!
1. QUANDO INICIAR A INTRODUÇÃO ALIMENTAR?
Até seis meses de vida o bebê deverá ser alimentado preferencialmente com leite materno. Em caso de impossibilidade na amamentação, ele pode receber fórmula infantil adequada para idade e indicado pelo pediatra assistente.
Lembrete: Água, sucos ou chás são contraindicados para os menores de seis meses.
Após o sexto mês de vida e quando o bebê já apresenta os sinais de prontidão necessários, inicia-se a introdução alimentar. Nessa fase, o bebê será apresentado aos alimentos, vai conhecer novos sabores e novas texturas, sem comer grandes quantidades.
Lembrete: até um ano de vida, a principal fonte nutritiva para o bebê deve ser o leite materno ou, quando indicado pelo pediatra assistente, a fórmula infantil.
Sinais de Prontidão para a Introdução Alimentar
Idade: pelo menos 6 meses de vida (para os bebês prematuros, devemos usar a idade de vida corrigida).
Neurológico/motor: o bebê precisa conseguir sentar sem apoio pelo menos por um curto período de tempo, sustentar a cabeça e o tronco, segurar objetos com mão e ter interesse pela comida.
Oral: desaparecimento do reflexo de protusão da língua.
2. QUAIS OS MÉTODOS DE INTRODUÇÃO ALIMENTAR:
BLW - Baby-lead Weaning
Neste método oferecemos o alimento ao bebê na forma e consistência habitual. Ou seja, não são ofertadas papas ou purês. A criança é estimulada a pegar os alimentos com a mão e levá-los a boca, proporcionando uma maior autonomia para o bebê.
TRADICIONAL:
Neste método realiza-se a introdução gradual dos novos alimentos sob supervisão dos cuidadores. O bebê receberá alimentos na boca em consistência de papas e purês.
PARTICIPATIVA:
É a junção entre o método BLW e o tradicional. Este método permite que o bebê pegue os alimentos com a mão, participando ativamente do processo e permite também que os pais ofertem e gerenciem a alimentação da criança.
3. POR ONDE COMEÇAR?
Primeira semana: uma porção de fruta pela manhã.
Segunda semana: uma porção de fruta pela manhã e almoço.
Terceira semana: uma porção de fruta pela manhã, almoço e uma porção de fruta a tarde.
Quarta semana: uma porção de fruta pela manhã, almoço, uma porção de fruta a tarde e jantar.

Na consulta de introdução alimentar conversaremos sobre o que está aqui neste post e muito mais. No meu Instagram também publiquei algumas informações e curiosidades, basta acessar o link e conferir: https://www.instagram.com/stories/highlights/17857789836333146/