top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn

Proteja seu bebê: A importância da vacinação contra a coqueluche na gestação

  • Foto do escritor: Pediatra Marcela Assis
    Pediatra Marcela Assis
  • 2 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de mai.

A chegada de um bebê é um momento de alegria e expectativa, mas também exige cuidados essenciais para garantir a saúde dos pequenos desde os primeiros dias de vida. Um dos passos mais importantes para proteger seu filho é a vacinação contra a coqueluche, uma doença respiratória que pode ser grave, especialmente para recém-nascidos.


Por que a vacinação é essencial?

A coqueluche é altamente contagiosa e pode causar complicações sérias em bebês com menos de seis meses. Para reduzir os riscos, a vacinação da gestante é fundamental. A vacina DTPa deve ser administrada a partir da 20ª semana de gestação, garantindo que os anticorpos sejam transferidos para o bebê, oferecendo proteção nos primeiros meses de vida.

Além disso, os bebês devem receber a vacina pentavalente ou hexavalente aos 2, 4 e 6 meses de vida, com reforços aos 15 meses e 4 anos. Os familiares e pessoas próximas ao bebê também devem se vacinar (DTP ou DTPa) para reduzir o risco de transmissão.


Onde se vacinar em Florianópolis e região?

Se você está em Florianópolis ou arredores, há diversas opções para garantir a imunização contra a coqueluche:

  • Posto de saúde do seu bairro – A vacina de coqueluche está disponível para todas as gestante no SUS, é a forma mais econômica de garantir sua proteção e de seu filho;

  • Rede privada de vacinação – Para garantir a imunização também para rede de apoio é possível realizar a vacinação na rede privada. Abaixo coloco algumas opções:


A vacinação é um ato de amor e cuidado com seu bebê. Converse com seu pediatra e garanta que toda a família esteja protegida. Para entender melhor a importância da imunização, confira o vídeo da Pediatra Marcela Assis, onde ela explica tudo sobre a vacina contra a coqueluche! 🎥


bottom of page